Doenças mais comuns entre os viajantes

Publicado por Damas em

Doenças mais comuns entre os viajantes

As doenças mais comuns entre os viajantes podem ser divididas entre as que são adquiridas por falta de cuidado com a higiene corporal e as da alimentação do local visitado, sendo a diarreia o principal problema desse último, mas temos outras doenças que podem estragar o sonho da viagem perfeita, veremos a seguir.

Existem as doenças por transmissão pelo ar ou por algum agente transmissor como o mosquito (Aedes aegypti ).

1. Zika

Para quem viaja para dentro do Brasil, é importante cuidar com o ZIKA,
o vírus voltou a ser uma preocupação em 2015 quando houve um surto da doença na América de forma geral, principalmente no Brasil., como ele é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e pode causar dores no corpo, febre e erupções cutâneas. Lembrando que as gestantes deve ter um cuidado redobrado com essa doença pelo alto dano causado aos bebês.

2. Febre Amarela ou Malária

Também transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, tem os seus sintomas semelhantes ao da Zika: dores no corpo, febre, vômitos, dores de cabeça e deixa a pessoa com a cor da pele amarelada.
Para se prevenir, o recomendado é manter uma rotina de uso de repelentes, mesmo com a vacinação em dia. E como o Brasil é uma zona de risco, todos os brasileiros (viajantes ou não) devem tomar essa vacina.

3. Dengue

O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar e o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene, evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

4. Chikungunya

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Relativamente nova no Brasil, o primeiro registro de transmissão aconteceu em 2014, além disso, o vírus pode acometer qualquer pessoa, mas, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas tendem a ser mais afetados, sendo que a doença pode causar inflamação nas juntas e deve ser tratada como uma artrite reumatoide (doença autoimune crônica). Há estudos com pacientes que têm os sintomas mesmo após três anos da infecção pelo vírus.

Os sintomas são parecidos com os da Dengue, mas a grande característica dessa doença são as fortes dores nas articulações. O paciente tem que ser tratado como um doente reumático.

  • Febre
  • Dor
    • nas articulações (intensa)
    • nas costas
    • de cabeça.

IMPORTANTE: Para se prevenir é indicado que a pessoa use repelente durante o dia e à noite para evitar a aproximação do mosquito.

5. Sarampo

Por ser a doença mais comum em crianças, nada impede que um adulto a contraia, pode ser transmitida de uma pessoa para outra e causa febre, tosse, irritação nos olhos e manchas avermelhadas na pele e uma das maneiras de evitar a doença é não ter contato com quem esteja infectado, mas outra ação pode ser mais efetiva, a vacinação. A vacina está disponível para crianças a adultos na rede pública e particular.

6. Cólera

Conhecida em locais que não possuem rede de tratamento de esgoto. É transmitida pela água não tratada e alimentos contaminados que contém a bactéria Vibrio cholerae . A pessoa que ingere a bactéria tem sérios problemas intestinais e sofre com a diarreia.

Para prevenir a transmissão é preciso que não se consumam alimentos onde há altos índices de contaminação e que não se conheça a higiene com que são manipulados , é indicado apenas tomar água engarrafada, nunca da rede geral de distribuição.

7. Hepatite A

Comum em locais onde não há um tratamento de esgoto adequado como África, América do Sul, Sudeste Asiático e Índia. A doença é causada por um vírus que é transmitido de forma fecal-oral por meio de água e alimentos contaminados.

O vírus fica incubado por cerca de um mês até que surjam os sintomas como febre, dores abdominais, diarreia e icterícia. A prevenção é a mesma que deve ser feita contra a cólera.

IMPORTANTE:

A cólera e a Hepatite A podem ser evitadas se a higiene pessoal e do local onde são feitas a comida/alimentação sigam as normas de saúde mínimas.

Cuidados

Outras doenças podem prejudicar, estragar a sua viagem, no entanto, listamos as mais comuns, todavia, antes de ir para um destino, pesquise se existe algum surto de alguma doença, como gripe, tétano, ebola, entre outras, pois sempre, é preferível adiar a sua viagem do que ficar internado em algum hospital em outro país longe da família, sem falar dos custos envolvidos, por isso sempre faça seguro de saúde para viagem, é fundamental para termos uma viagem mais tranquila.

Em caso de dúvida, sempre entre em contato com o seu agente de viagens. Nunca tome remédios por conta própria, eles podem piorar a situação.